Powered By Blogger

quinta-feira, novembro 04, 2010

Quanto mais creme, melhor!

Ter um produto específico para a área dos olhos, outro para os lábios e mais um para o pescoço. Frescura, exagero ou necessidade? Descubra aqui

Se você respondeu ‘frescura’ ou ‘exagero’, faça um teste: aplique um hidratante corporal no rosto e, na sequência, um creme para a área dos olhos no cotovelo e veja o que acontece. No primeiro caso, é bem provável que a sua pele tenha ficado melada e brilhante e, no segundo, que o produto não tenha feito nem coceguinha. Como isso é possível? A resposta está na formulação e na textura do cosmético, que é desenvolvido para aquela parte do corpo – há regiões com mais ou menos camadas de pele, produção de sebo e colágeno. Entenda, a seguir, como cada uma dessas áreas se comporta e o produto ideal para elas.

Área dos olhos

Cuidado especial Em comparação com o restante do corpo, a pele dessa região é a mais fininha, com cerca de 0,4 milímetro de espessura, e tem até 60% menos glândulas sebáceas. Daí o porquê de ser a primeira a ganhar linhas finas e rugas, deixar os vasinhos evidentes e denunciar que você dormiu mal, exagerou na balada, na bebida ou no trabalho.

Creme ideal Os cosméticos feitos sob medida para as pálpebras têm o objetivo de rejuvenescer o olhar. Devem ser super-hidratantes para compensar a deficiência de sebo natural, inclusive nas peles oleosas. Além disso, devem trazer: agentes antirrugas, descongestionantes e calmantes (para suavizar as rugas, o inchaço, o aspecto de cansaço e clarear as olheiras); complexo antioxidante (cuja missão é combater os radicais livres); firmadores e estimulantes do colágeno e da elastina – fibras de sustentação e elasticidade cutânea que parecem ser menos flexíveis e resistentes ao redor dos olhos.

Como aplicar Por cerca de três segundos, deslize o dedo anelar, que é mais fraco do que os demais, na pálpebra inferior, indo do canto do nariz em direção à têmpora. Faça o mesmo na pálpebra superior, tomando o cuidado de não tocar os cílios para o creme não atingir os olhos. Esses movimentos ainda ajudam a fazer uma espécie de drenagem linfática na região, melhorando o edema, principalmente em quem tem tendência a bolsinhas.

Lábios

Cuidado especial A boca sofre, e os ataques vêm de todos os lados: desde o fato de falar demais, já que a movimentação dos músculos da região estimulam a formação de linhas finas e ruguinhas; à mania de lamber os lábios, que leva ao ressecamento por causa da acidez da saliva e à formação do chamado ‘código de barras’. Para resolver o problema, aplicar o hidratante do rosto ao redor da boca não é a melhor saída. Afinal, há o risco de a fragrância do creme, por mais leve que seja, deixar um gosto amargo, e a fórmula não poder ser aplicada direto nos lábios.

Creme ideal Uma fórmula leve que associa protetor solar, vitamina E, ácido hialurônico e colágeno, por exemplo, combate o ressecamento, hidrata a fundo, previne a desidratação, evita a perda da água pela pele e ajuda a preencher as linhas finas ao redor dos lábios. Como se fosse pouco, as bases menos oleosas ainda melhoram a fixação do batom.

Como aplicar Coloque uma pequena quantidade de creme no dedo indicador e passe-o nos lábios e ao redor da boca. Repita sempre que sentir necessidade. O batom pode ser aplicado na sequência.

Pescoço

Cuidado especial Dizem que ele não entrega a idade, aumenta! Tudo porque a pele é fina e frágil e há pouca quantidade de gordura para dar suporte a ela. Mais: a gente nem percebe, o pescoço fica superexposto à radiação ultravioleta, que atinge tanto a camada superficial cutânea quanto a profunda, alterando seu funcionamento e suas estruturas, como as fibras de colágeno e elastina, os pigmentos e a barreira de proteção. O efeito é visto a olho nu, sob a forma de flacidez, manchas e linhas finas chamadas de colares, já que envolvem o pescoço na horizontal. Além do sol, essa parte do corpo ainda sofre com a falta de sustentação e com a sua própria musculatura, que puxa o pescoço para baixo, tornando a flacidez mais evidente.

Creme ideal Na hora da compra, opte por uma formulação à base de ativos que reparem os tecidos danificados, como isoflavona e vitamina E; deixem a pele mais lisinha e macia, papel das proteínas vegetais; e favoreçam a fixação de água na derme deixando-a mais consistente, caso da soja. Melhor ainda se o produto tiver textura fina, para penetrar rapidamente e não deixar o toque colante.

Como aplicar O creme deve ser espalhado em duas etapas: primeiro, abaixo do queixo, na região da papada, fazendo movimentos para cima em direção à mandíbula; no restante do pescoço, faça movimentos lentos e delicados para baixo, em direção ao colo.

Palavra da farmacêutica
“A área dos olhos tem necessidades pra lá de especiais. É por isso que a Anna Pegova oferece dois produtos para essa região: o Akinésine Gel Contour des Yeux, um gel descongestionante que favorece a circulação, aliviando bolsas e olheiras; e o Crème pour Les Paupières avec DMAE, que é hidratante e tem ação antirrugas, firmadora e filtro solar UVA e UVB. Para os lábios, uma boa opção para prevenir a desidratação, a descamação e, consequentemente, o aspecto ‘código de barras’, e ainda melhorar a fixação do batom é o Akinésine S.O.S. Lèvres FPS 6. No pescoço, que tem tendência à flacidez e fica muito exposto à radiação solar, aposte em cosméticos que estimulem o colágeno e tenham rápida absorção, caso do Crème pour Le Cou.”

Fábia Leal Lopes de Vasconcelos, farmacêutica da Anna Pegova


"Dicas para quem adora se cuidar!!!"

Beijocas!!!

4 comentários:

  1. Oie!
    Preciso procurar
    uma dermatologista urgente,
    tenho 34 anos, nunca usei cremes,
    já tá passando da hora.
    BJS DE LUZ!!!
    MEL

    ResponderExcluir
  2. adoro suas dicas, temos que cuidar da pele, não devemos descuidar um só dia!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. O tempo está cada vez mais seco e cremes são com certeza aliados, tanto pra manter a pele hidratada, quanto para prevenir rugas, linhas de expressão e outros problemas que sofremos! ótimo post e dicas!
    Beijo das finas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Adorei o post!!!
    Eu nao acho frescura nao...muito pelo contrario..Acho necessidade e prazer!

    Oh tem um desafio pra vc lá no blog. ;)
    Não sei se você gosta dessas coisas, mas queremos te conhecer melhor...

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir

Obrigada fico FELIZ, sua opinião é muito impotante!!