segunda-feira, agosto 16, 2010

GUIA DE MAQUIAGEM: escolhendo os equipamentos

Já imaginou borrar o rímel sem um cotonete por perto para limpar o estrago? E, na hora de passar o pó facial, notar que só tem pincel de sombra? Essas ferramentas são importantes aliadas para aplicar os produtos, fazer uma boa finalização e até evitar desperdício de material.


Pincéis

Quais são os tipos e para que servem cada um dos pincéis.



Base
O pincel ideal é o achatado com cerdas naturais, que seguram melhor a base, evitando excessos e desperdício do produto. Elas devem ser bem unidas para garantir um espalhamento uniforme. Existem modelos com uma ponta suavemente arredondada e outros com formato quadrangular.
                                                 
 Blush

                                                          
O modelo clássico, grande e redondo, é perfeito para marcar bem as maçãs do rosto. Pincel achatado, com as cerdas centrais mais alongadas, ajuda a varrer o excesso do blush, evitando acúmulo. Já os chanfrados e achatados são especialmente recomendados para fazer manobras de correção.
 
 
Corretivo
Para fazer correções exatas, o pincel deve ser pequeno, com ponta achatada e extremidade arredondada. Nesse caso, as cerdas sintéticas, mais firmes, costumam ser melhores para trabalhar. Elas garantem um deslize contínuo e uma correção precisa.
                                             
                                                  Sombra  (esfumar)
Tem formato semelhante ao de base, mas é menor e mais gordinho. As cerdas, por sua vez, devem ser confeccionadas com materiais bem macios, como o pelo de peito de cabra. Este modelo espalha a sombra com leveza e uniformidade sobre as pálpebras.
Delineador


                                                            
Este pincel estreito possui cerdas curtas, finas e firmes para dar segurança ao fazer o traçado. Se quiser criar um risco mais grosso, use uma variação de ponta mais larga.

Iluminador


Semelhante a uma vassourinha, este acessório possui duas funções. A primeira é aplicar o iluminador com o máximo de sutileza. A outra é ajudar a limpar o make, espanando resquícios de produtos – grãos de sombra que caíram dos olhos nas bochechas, por exemplo.


O modelo de pincel com ponta extra-large é o melhor. Por ser grande, largo e arredondado, tem um alcance maior, facilitando o espalhe do pó por todo o rosto. Embora custem mais, os com cerdas naturais oferecem a vantagem de uma aplicação suave sobre a pele.

Sobrancelhas
Para preencher eventuais falhas e acertar os pelos da sobrancelha, o pincel precisa ser pequeno e ter cerdas firmes. A ponta achatada e chanfrada (cortada no sentido diagonal) ajuda a dar maior exatidão no momento de fazer os retoques, pois acompanha o caimento dos fios.



Beijocas!!!

7 comentários:

  1. Ola!!

    Achei esse post super util, pq muita gente nao sabe ao certo pra que serve cada pincel...Eu sou super adepta ao uso dos pinceis...acho que com eles o make fica mais uniforme e profissional...

    Bjos,
    Juliana

    http://miscelaniadajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú!
    Quero agradecer sua visitinha aqui no meu espaço!!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Jú!!! Amey!!!
    Bjs, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis conhecer o esfumar, ví em outro blog outro dia pronta, fiquei imaginando como era....bjks....boa semana pra vc.....Gil

    ResponderExcluir
  5. Post super completo. Amei as dicas!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post..realmente as dicas dos pinceis são hipeeer uteis!
    Eu vivo perdidinha quando o assunto é pincel..vou aproveitar suas dicas :D
    beijinhos cor de rosa

    ResponderExcluir

Obrigada fico FELIZ, sua opinião é muito impotante!!